Conheça a origem e evolução dos uniformes e epis de alta visibilidade através da norma NBR 15292.

Vestimentas ou uniformes profissionais de alta visibilidade tem tido, nos últimos anos, uma grande evolução na proteção não apenas de trabalhadores, mas motociclistas, ciclistas, corredores e também pedestres. A inovação da alta visibilidade uso de faixas refletivas ou retrorefletivas aumentou de maneira surpreendente a visibilidade e a segurança individual não apenas a noite, mas também em condições de pouca luminosidade natural.

A utilização de roupas luminosas tem reduzido significantemente acidentes em estradas e ruas de baixo movimento, onde há menos visibilidade e sinalização implementada.

Um brilhante início para vestimentas profissionais de alta visibilidade:

As roupas e uniformes profissionais refletivos de alta visibilidade tiveram seus primeiros usos em 1964 por trabalhadores de manutenção de linha férrea no Reino Unido. Os maquinistas de trens foram os primeiros a aplaudir o experimento que posteriormente se expandiu para outros setores profissionais e em seguida se espalharam pelo mundo como norma de segurança e até de tendência de moda.

Considerar as condições de trabalho tem se tornado uma parte integral, tangível e efetiva na escolha das roupas e uniformes de segurança de trabalhadores de diversos setores sendo em atividades diurnas ou noturnas em luminosidades intermediárias como anoitecer, amanhecer e em condições de neblina. Com base nessas descobertas equipamentos de alta visibilidade tem sido uma fonte de segurança e produtividade. Esse processo tem sido padronizado nas normas de saúde e segurança do trabalhador.

No Brasil os padrões de vestimentas de alta visibilidade começaram a ser timidamente utilizados com aplicação de faixas refletivas em camisas e camisetas, mas com pouca ampliação devido ao custo desse material e de sua aplicação. Atualmente fazem parte das normas ANBT de EPIs a regulamentação de como utilizar faixas refletivas e cores fluorescentes em uniformes profissionais de maneira a aumentar a segurança do trabalhado através a NBR 15.292.

Dentro das normas técnicas de epi a NBR 15292 estabelece todas as condições de segurança de um uniforme ou equipamento de proteção ao trabalhador.

Quer saber mais sobre os nossos produtos e como podemos ajudar?