Logo_Slogan

Como vestimentas de alta visibilidade podem prevenir acidentes do trabalho

Compartilhe nosso conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram

Imagine se você pudesse fazer o trabalho em operações mais constante e eficiente com alta visibilidade… Isso não seria bom?

Em primeiro lugar, os fatores da natureza como noite, neblina, chuvas e alta concentração de poeira, podem prejudicar a capacidade de visão do trabalhador. Como resultado, isso pode pausar e causar lentidão em diversas atividades.

Alguns exemplos mais comuns estão na construção, em manutenções rodoferroviárias, trabalhos em minas e madeireiras, em situações de céu aberto e trabalho noturno, expondo trabalhadores a riscos pela falta de visibilidade.

Isso vai além de chuva, noite e neblina. A indústria metal mecânica e armazéns de logística e expedição, possuem diversos processos de movimentação de carga pesada que necessitam que as pessoas que trafegam no mesmo espaço sejam vistas e vejam os operadores de veículos.

Isso se torna mais crítico ainda para motociclistas. Qualquer baixa visibilidade reduz da noção de espaço e tempo de reação para frenagem, por exemplo.

Imagem – Jaqueta de Alta visibilidade (Fonte: Elements.envato)

O que fazer para aumentar a alta visibilidade?

Geralmente, as primeiras medidas a serem tomadas são a sinalização de piso e placas. Isso deve também deve acontecer. Contudo, mesmo em operações que não hajam quaisquer elementos como chuva e neblina, é necessário que todos estejam utilizando vestimentas que aumentem a proteção para esse risco.

De acordo com a NB15292:2013, “A visibilidade é aumentada pelo alto-contraste entre o vestuário e o ambiente (…) especifica as quantidades mínimas de materiais de visibilidade (retrorefletivos e fluorescentes), cores e posicionamento dos materiais, para aumentar a visibilidade e segurança de trabalhadores.”

Além disso, “são identificadas as classes de risco de visibilidade e são recomendados modelos apropriados para o vestuário, baseadas nos riscos do trabalhador, tais como ambiente complexo, tráfego de veículos e velocidades observadas.”

Como todo EPI, as vestimentas não podem se limitar a alta visibilidade porque devem combinar para atender a outros riscos como frio e chuva.

Por este motivo, existem as jaquetas e conjuntos impermeáveis e para baixas temperaturas que a Nevon fabrica há mais de 15 anos.

Entre em contato com um de nossos consultores e faça para sua empresa a vestimenta de proteção certificada e customizada.

Assine nossa newsletter

Receba atualizações e fique por dentro das novidades

Veja mais

Quer tirar suas dúvidas?

Fale conosco através do nosso portal de atendimento

contato

Fabricante

matriz

Politica de Privacidade

COPYRIGHT © 2021 · TODOS OS DIREITOS RESERVADOS