A prática do pregão é bem menos complexa que as demais modalidades de licitação, esse é um dos motivos dele ter sido amplamente utilizada pelos governos nos últimos anos.
Mesmo seguindo todos os tópicos de transparência que exige a Lei de Licitações, existe uma desburocratização do processo licitatório, na qual podemos listar abaixo:
- Possui menos burocracia;
- Não há limite de valores;
- É obrigatório expor o menor preço;
- Disputa por lances facilitam a escolha pela proposta mais vantajosa para a administração;
- Possibilidade de utilizar o Pregão Eletrônico para ampliar a participação, gerando economia e transparência aos processos licitatórios.
Além disso, a transparência, a acessibilidade para participação e a rapidez dos processos, permitem maior competitividade entre os fornecedores, havendo uma redução de custos nas compras públicas, trazendo o fator ECONOMIA, pois esse é um dos principais objetivos almejados pela Administração Pública. Sendo assim, há a segurança de fornecedores altamente qualificados, ofertando serviços e bens dentro da estimativa dos cofres públicos.
Em conclusão, ter fornecedores experientes presentes no processo de licitação como pregão eletrônico garante mais fluidez, menos burocracia, compromisso com a ética e legislação vigente.
Antecipe o desenvolvimento de seus produtos com o departamento de licitação da Nevon.